healthcare-setor-de-saude.jpg

Grupo vende dados que diz serem de unidade gaúcha da Unimed

Especialistas dizem tratar-se de uma violação antiga, de uma banco de dados idem. O preço de venda é de 11 Bitcoins, o equivalente a cerca de R$ 317 mil
Da Redação
09/05/2024

O oportunismo é uma das características mais marcantes das gangues de ransomware e nunca dá trégua, mesmo em momentos de grandes catástrofes. Um exemplo é o famigerado Rhysida, uma gangue relativamente nova de ransomware como serviço (RaaS) que pratica dupla extorsão. O grupo divulgou nesta quarta-feira, 8, na dark web um ataque à Unimed dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, que tem sede em Lajeado e escritórios em Charqueadas, Encantado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Taquari, Teutônia e Venâncio Aires, cidades destruídas após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

No comunicado, os hackers ameaçam publicar os dados da Unimed dos Vales do Taquari e do Rio Pardo dentro de 6 a 7 dias, caso não seja pago um resgate, embora a quantia pedida não tenha sido divulgada. Os hackers forneceram, inclusive, exemplos de capturas de tela em seu portal na dark web (veja imagem abaixo).

Veja isso
Sistemas da Unimed Cuiabá estão há uma semana fora do ar
Sistemas das Unimeds estão expondo dados sensíveis de clientes

Apesar de afirmar que o sequestro dos dados é decorrente de um ataque recente à unidade do sistema de cooperativa de médicos, tudo indica, segundo especialistas ouvidos pelo CISO Advisor, tratar-se de uma violação antiga, de um banco de dados idem. Um indício disso é que a gangue já colocou os dados à venda, incentivando grupos de afiliados abrirem suas carteiras para comprar o que chamam de “dados exclusivos”.  O preço é salgado: 11 Bitcoins, o equivalente a cerca de R$ 317 mil.

O portal da operadora de cuidados de saúde está operando normalmente, sem intercorrências.

A reportagem procurou a Unimed dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, mas talvez, devido aos problemas que a região gaúcha vem enfrentando, não conseguiu fazer contato. Assim que isso for possível e este site obtiver um retorno, atualizaremos esta notícia.

Compartilhar:

Últimas Notícias