SpaceX lança primeiro lote de novos satélites espiões

Da Redação
23/05/2024

O NRO, órgão de vigilância do governo americano (National Reconnaissance Office), colocou em órbita, na quarta-feira, um número não revelado de satélites espiões de próxima geração. A ação, chamada NROL-146, foi realizada por um foguete SpaceX Falcon 9, que decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, na manhã de quarta-feira, e constitui o início de uma futura constelação de satélites de inteligência.

“Esta missão é o primeiro lançamento dos sistemas proliferados do NRO, apresentando coleta responsiva e entrega rápida de dados. O NROL-146 representa o primeiro lançamento de um sistema operacional após demonstrações nos últimos anos para verificar custo e desempenho”, disse o NRO .

A agência não divulgou quantos satélites estão no primeiro lançamento ou quantos pretendem na constelação no total.

Embora os detalhes sejam poucos, a agência de notícias Reuters informou anteriormente que a SpaceX e a Northrop Grumman estão trabalhando juntas para construir a rede de satélites classificados para o NRO. A agência de espionagem, cujas operações são altamente secretas, está expandindo a sua arquitetura espacial para poder recolher mais dados para o Pentágono e para a comunidade de inteligência. A NRO já havia dito que planeja quadruplicar o número de satélites que possui em órbita.

“Durante a próxima década, continuaremos a aumentar o número de satélites operando em todo o mundo, operando em múltiplas órbitas – complementando os satélites de última geração e altamente capazes do NRO que são a marca tradicional do NRO – adicionando sistemas responsivos e proliferados”, disse Troy Meink, principal vice-diretor da NRO, no comunicado sobre o assunto. “Nossos sistemas aumentarão a pontualidade do acesso, diversificarão as vias de comunicação e aumentarão nossa resiliência.”

A NRO está planejando mais meia dúzia de lançamentos da nova arquitetura ainda este ano, e mais outros programados até 2028, segundo a agência.

Compartilhar:

Últimas Notícias